Esses conteúdos são vistos bem cedo, e depois vão cair de paraquedas em exercícios mais complicados, com variáveis demais. Como resolver esse tipo de problema?
Equações possuem variáveis, ou seja, coisas cujo valor eu não sei, e, se eu não sei é igual a x (uma analogia que pode ser feita com qualquer outro símbolo, desde que não seja um número); outra coisa das equações é que elas sempre têm um igual. Então algo (x) é igual a algo (x) mais um número, menos um número, vezes um número... Existem muitas possibilidades.
Ao resolver equações, lembre-se de que existem 4 operações numéricas: adição, subtração, multiplicação e divisão, e quais são as operações opostas, pois, sempre que for passar algo para o outro lado da equação, ou seja, o outro lado do igual, usa a operação oposta.
Quando a equação é muito comprida, pensamos em qual operação resolver primeiro, e isso também vale para as expressões numéricas. A ordem de operações que deve ser resolvida, seja equação ou expressão numérica, é: divisão/multiplicação e, em seguida, adição/subtração.
Em expressão numérica, entram os símbolos (parênteses, colchetes, chaves), que também têm uma ordem para ser resolvidos (não resolva o primeiro que aparecer na frente só pra ir mais rápido): parênteses, chaves e colchetes.
Visualmente falando, primeiro esses ( ), depois esses [ ] e daí esses { }.
Bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário