Cada matéria tem um jeito diferente de fazer exercícios, então, vamos aprender a nos aperfeiçoar em todas elas?
Matemática, há quem não goste, há quem não queira nem saber disso, há quem ache difícil e há quem realmente sabe. Você, sabendo ou não em qual dessas classificações se encaixa, se ler esse post, vai ficar mais simples de aprender essa matéria que gera tanta polêmica.
Leia o enunciado COM ATENÇÃO, ou seja, sem ouvir música, espiar o celular, essas coisas.... E, em seguida, anote as informações importantes. Se forem linhas e mais linhas, ok, não anote, grife, sublinhe, mas destaque de algum jeito, para que você não precise ler o enunciado novamente para achar essa informação.
Daí pense na estratégia, veja as informações que você tem e se pergunte: consigo resolver só com isso? Preciso saber mais alguma coisa? Se sim, tem como descobrir com isso que eu tenho aqui?
Se for necessário, faça mais algumas contas, caso contrário, comece a fazer o exercício. Esse passo a passo pode parecer chato, mas te poupa muito estresse. Ah, vale anotar as etapas também, pois o importante não é o resultado, e sim se você entendeu.
Física: essa matéria têm mais fórmulas que as outras, então, a dica é um pouco diferente. Leia o enunciado com atenção, identifique o conteúdo (o assunto específico), e identifique os casos específicos, por exemplo, MRU (movimento retilíneo uniforme) ou MRUV (movimento retilíneo uniformemente variado), e veja a fórmula que irá utilizar.
Anotar qualquer informação extra, que pode ajudar, do lado também é fundamental, e, como estamos falando de física, prestar atenção nas unidades pode reduzir muito seus erros.
Bons estudos!